top of page
Cirurgia de varizes convencional

A Cirurgia Vascular é uma especialidade médica que trata as doenças das artérias, veias e vasos linfáticos, através de procedimentos cirúrgicos. A cirurgia de varizes está indicada quando algumas veias deixam de fazer a sua função: transportar vitaminas, nutrientes e oxigênio por todo o corpo, saindo do coração e chegando aos outros órgãos, como estômago e rins, e aos membros do corpo, como as mãos e os pés.

 

Assim, cirurgias vasculares consistem em procedimentos cirúrgicos que englobam veias, artérias e o sistema linfático, ou seja, o sistema circulatório. A técnica utilizada, pode ser mais ou menos invasiva.

 

Para quais doenças a cirurgia vascular é indicada?

Os tratamentos realizados na cirurgia vascular envolvem a desobstrução de veias e artérias que tiveram seu fluxo de sangue interrompido ou diminuído por causa de, por exemplo, placas de gordura. Essa condição se chama aterosclerose.

Trombose venosa profunda, trauma vascular, pé diabético, oclusões arteriais e outros problemas no fluxo sanguíneo também podem ter recomendação cirúrgica como forma de tratamento. O tratamento de varizes, veias dilatadas e tortuosas que normalmente acometem as pernas, também é feito dentro dessa especialidade médica.

A depender da gravidade do caso, a cirurgia vascular pode ser mais ou menos invasiva. Na cirurgia convencional, os cortes costumam ser maiores. Já as técnicas menos invasivas é utilizado um laser.

 

Como funciona o pré e o pós-operatório da cirurgia vascular?

No pré-operatório, são solicitados alguns exames após a consulta com o especialista, como: hemograma, ultrassonografia, ressonância magnética, ecodoppler vascular, entre outros. Também será necessária uma avaliação de médico cardiologista e anestesiologista para considerar o risco cirúrgico. É importante que, ao dar entrada na internação, o paciente informe todos os medicamentos utilizados em seu dia a dia.

Em boa parte dos casos, é preciso realizar um jejum de 12 horas antes da cirurgia. Não é recomendado usar qualquer tipo de loção ou creme na área tratada. Se a remoção de pelos for necessária, será realizada no hospital pela equipe. 

Para o pós-operatório, o médico receitará medicamentos de acordo com o nível de desconforto do paciente, que precisará manter alguns cuidados, como:

 

  • Evitar receber visitas de amigos ou familiares que estejam doentes, além de lavar as mãos quando tocar no local operado, a fim de prevenir infecções.

  • Depois de receber alta, é recomendado fazer caminhadas leves ao longo do dia, de acordo com a orientação do médico, prevenindo assim o desenvolvimento de trombose venosa profunda e estimulando a circulação sanguínea.

Existem riscos e complicações no pós-cirúrgico?

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, podem existir complicações. Porém, a cirurgia de varizes é considerada de baixo risco para grande parte das pessoas.

 

Fique atento aos sinais de complicações no pós-operatório:

 

  • Infecção: pode ocorrer na incisão cirúrgica ou em outras áreas do corpo. Os sinais incluem vermelhidão, inchaço, calor, drenagem de pus, febre ou calafrios.

  • Sangramento: o sangramento excessivo pode ocorrer no local da incisão ou internamente. Se houver hematomas significativos, procure atendimento médico.

  • Trombose venosa profunda: após um procedimento cirúrgico existe um risco aumentado de desenvolver coágulos sanguíneos nas veias profundas, geralmente nas pernas. Os sintomas incluem dor, inchaço e vermelhidão em uma perna.

 

Se houver suspeita, é fundamental entrar em contato com o cirurgião imediatamente.

Após a cirurgia, o paciente continua sendo acompanhado pela equipe médica e de enfermagem. Durante sua recuperação no hospital, pode fazer o uso de alguns medicamentos, como anti-inflamatórios ou antibióticos.

 

Depois da alta hospitalar, o paciente retornará ao médico, em diferentes janelas de tempo, tanto para cuidados com a região da incisão cirúrgica, quanto para o acompanhamento de sua recuperação.

bottom of page