top of page
Escleroterapia convencional

A escleroterapia é um tipo de tratamento indicado para tratar de varizes e vasinhos, chamados "telangiectasias", sem a necessidade de realizar cirurgia. Por vezes, ela também pode ser chamada de escleroterapia de varizes.

 

Como funciona a escleroterapia convencional?

Nessa modalidade de tratamento, são utilizados diferentes materiais que ajudam o próprio corpo a eliminar varizes e vasinhos. Através de injeções com uma agulha fina, a substância esclerosante tem o intuito de causar uma reação inflamatória no vasinho. Dessa forma, favorece a circulação sanguínea, reduz os sintomas associados e melhora o aspecto estético da região.

 

Como é feito o procedimento de escleroterapia convencional?

O procedimento é realizado em consultório, sem necessidade de anestesia ou internação. A depender da técnica escolhida, o médico aplica um laser ou utiliza uma agulha fina para injetar a substância esclerosante nos vasos. Está indicada para telangiectasias simples, quando não existe uma veia nutridora associada a ela. O número de aplicações necessárias varia conforme a extensão do problema e o método selecionado. Na consulta o médico informará quantas sessões serão necessárias.

Quais são os cuidados pós-escleroterapia convencional?

Entre os cuidados necessários após a escleroterapia estão: usar meias de compressão por 15 dias, evitar atividades físicas intensas nas primeiras 48 horas, não utilizar sapatos de salto alto e não se expor ao sol até desaparecem os hematomas, que levam de 7 a 10 dias. Caminhadas leves podem ser recomendadas para estimular a circulação sanguínea.

Não há necessidade de repouso.

As orientações podem variar para cada caso, por isso, é fundamental seguir as recomendações do médico responsável pelo tratamento.

bottom of page