Escleroterapia com espuma
A escleroterapia com espuma é um tratamento que elimina as varizes e os pequenos vasinhos, chamados "telangiectasias", de forma ambulatorial. A técnica consiste em aplicar uma substância esclerosante chamada Polidocanol, em forma de espuma, diretamente nas varizes, até que estas desapareçam.
Como funciona a escleroterapia com espuma?
O cirurgião vascular fará o mapeamento das veias guiado por ecodoppler vascular e aplicará uma fina agulha com medicamento de consistência espumosa diretamente nas veias, com objetivo de redirecionar o sangue da região afetada.
A escleroterapia com espuma é eficaz nas microvarizes e varizes de até 2 milímetros, eliminado-as completamente. Nas varizes de maior calibre, este tratamento pode não dar o melhor resultado, mas é capaz de diminuir o seu tamanho, sendo necessária mais de 1 aplicação na mesma variz.
Quais são os cuidados pós-escleroterapia com espuma?
Após a sessão de escleroterapia com espuma, recomenda-se que a pessoa use meias de compressão elástica por 15 dias, para melhorar o retorno venoso e diminuir as chances de aparecer novas varizes.
Evitar atividades físicas intensas nas primeiras 48 horas, não utilizar sapatos de salto alto. Caminhadas leves podem ser feitas para estimular a circulação. Não se expor ao sol para evitar que a região dos hematomas fique manchada. O repouso geralmente é mínimo após o procedimento de escleroterapia.