top of page
Endolaser para varizes

O endolaser, também chamado de laser endovenoso, é indicado para o tratamento de vasinhos, veias varicosas e veia safena. É realizado por médico especialista em Cirurgia Vascular. O procedimento é moderno, com anestesia local para conforto do paciente e feito com segurança.

 

Como funciona o endolaser para varizes?

O Cirurgião Vascular aplicará o anestésico localizado na área em que será utilizada a fibra do laser. Será introduzida uma agulha no vaso sanguíneo, geralmente na virilha, na união entre a safena magna e veia femoral, por onde será inserida a fibra óptica.

O procedimento é guiado por ecodoppler vascular para inserir a fibra óptica na veia, até o ponto de refluxo no vaso sanguíneo. O laser é aplicado dentro do vaso sanguíneo e a fibra óptica é removida gradativamente.

O laser endovenoso promove a cauterização e fechamento do vaso sanguíneo, que depois é reabsorvido pelo próprio organismo. 

Quais são os possíveis riscos do endolaser para varizes?

O procedimento pode causar desconforto na região tratada, como vermelhidão da pele, inchaço e hematomas.

Embora seja raro, o procedimento pode apresentar risco. Pode ocorrer trombose venosa profunda, tromboflebite, embolia pulmonar ou queimaduras na pele, por exemplo.

O endolaser não deve ser feito em pessoas com problemas de circulação arterial nas pernas, trombose venosa profunda, ou que tenham risco aumentado de hemorragias ou trombose. Por este motivo, a consulta prévia com Cirurgião Vascular é essencial para esclarecer questões, receber a indicação do procedimento correto a realizar e deixar o paciente confiante no dia do procedimento.

Quais são os cuidados pós-endolaser?

Após um procedimento de endolaser para tratamento de varizes, é necessário seguir alguns cuidados pós-operatórios para garantir uma recuperação adequada e evitar complicações. Recomenda-se o uso de meias de compressão por 15 dias e evitar exposição ao sol. Evitar o exercício físico intenso, mas caminhadas leves podem estar liberadas para estimular a circulação sanguínea. Siga as orientações médicas específicas para o seu caso. 

 

Manter o corpo hidratado e bem nutrido ajuda na recuperação. O uso de creme hidratante indicado pelo médico pode ajudar nas áreas avermelhadas ou equimoses. Recomenda-se o repouso, não remover ou coçar as crostas.

Lembre de agendar a consulta de retorno para avaliação e troca/remoção de curativos, conforme combinado na primeira consulta. 

bottom of page