top of page
Buscar

A importância do exame de Ecodoppler Venoso para o diagnóstico

  • rerocca
  • 13 de mai.
  • 2 min de leitura

O ecodoppler venoso é um ultrassom que permite a visualização colorida do fluxo sanguíneo nas artérias e veias do corpo, verificando a sua direção e intensidade. Quando existe uma desordem, o médico especialista consegue perceber o mau funcionamento da veia.


É um tipo de exame não invasivo, sem agulhas e não necessita de anestesia. É feito por médico especialista, que vai deslizar um aparelho chamado transdutor, no local do corpo a ser examinado.


O ecodoppler venoso, especificamente, é um exame simples para o paciente, mas que possibilita o diagnóstico de diversas patologias do sistema vascular. Permite visualizar tanto veias quanto artérias.


O exame permite identificar alterações como trombose, refluxo e insuficiência venosa. Ele é essencial, pois diagnostica e monitora problemas vasculares, especialmente nas pernas, e também pode ser utilizado nos membros superiores.


Ressaltamos que o exame precisa ser feito por um profissional com título de especialista em Ecografia Vascular. Na Clínica Celaví, a nossa Cirurgiã Vascular, Renata Rocca, é a profissional capacitada para fazer o exame com segurança, no próprio consultório.


Qual é o preparo para o ecodoppler venoso?

Contamos com uma sala equipada e confortável para a realização do exame. O preparo é muito simples, recomenda-se a não utilização de cremes na região a ser examinada, e o jejum. A duração do exame costuma ser de 20 minutos.


O ecodoppler não possui contraindicações, não necessita anestesia e não gera dor ou desconforto. Basta o paciente deitar na maca, ou ficar em pé, dependendo do caso. Utilizaremos um gel transparente que ajudará o transdutor a deslizar pela área do corpo.


Qual é a importância do ecodoppler venoso para o diagnóstico?

O ecodoppler possibilita avaliar os vasos de diversas partes do corpo e é responsável por guiar o médico no diagnóstico de diversas patologias. Com ele é possível avaliar as mudanças no fluxo sanguíneo nas veias e artérias dos braços e pernas.


O exame permite diagnosticar uma série de doenças:


  • Varizes (insuficiência venosa crônica)

  • Telangectasias (vasinhos dilatados)

  • Úlceras venosas

  • Trombose venosa profunda 

  • Tromboflebite (inflamação da parede da veia associada à formação de um trombo/coágulo)

  • Doenças arteriais (aneurismas, oclusões arteriais, pé diabético)


Especificamente, o ecodoppler venoso costuma ser realizado nos membros inferiores para avaliar com maior precisão a circulação das veias e mapear as varizes, bem como identificar a presença de trombos. Com ele também é possível verificar os primeiros sinais de varizes e se a veia apresenta mau funcionamento, como o refluxo.


Além disso, o exame é uma ferramenta indispensável para realizar procedimentos, como por exemplo, o tratamento de varizes e uma série de tratamentos endovasculares. O ecodoppler vascular auxilia os procedimentos e cirurgias funcionando como um guia para o mapeamento das veias a serem tratadas.


Caso você precise consultar com especialista em Cirurgia Vascular, fique tranquilo, realizamos o ecodoppler venoso na consulta com a Dra Renata. Estamos localizados no Medplex Santana, em Porto Alegre/RS. Agende uma consulta pelos telefones (51) 3222-0859 e (51) 2024-0020 (WhatsApp).

 
 
bottom of page